domingo, 20 de outubro de 2019

Paul Ehrlich - Isabela Gomes


Paul Ehrlich, nascido em Strehlen, na Alta Silésia, Alemanha, foi um médico que contribuiu em diversos fatores para a microbiologia, como por exemplo a criação do “Salvarsan”, medicamento indicado para o tratamento da bactéria da sífilis, entre muitas outras pesquisas.
Ehrlich começou sua carreira cientifica a partir da dissertação de seu doutorado, cujo tema viria a ser sobre a teoria e a prática de coloração de tecidos de animais. Logo após, começou a trabalhar como assistente de professores e até mesmo como professor titular, e isto permitiu ao médico fazer estudos em diversas áreas da microbiologia e avançar em suas pesquisas. 
Paul acreditava que poderia criar um medicamento que tratasse a sífilis, sem prejudicar a integridade do paciente. Então começou a trabalhar juntamente com o bacteriólogo japonês Sahatshiro Hata e como resultado conseguiram criar um medicamento obtido a partir de mais de mil combinações de arsênico, que logo descobriram que poderia ser utilizado para o tratamento da doença. O nomearam de “Salvarsan”.
Também formulou a teoria da imunidade das cadeias, baseada na ideia de que as células do sangue possuem cadeias laterais que se unem a grupos químicos carregados com agentes nocivos. 
Logo após, Ehrlich começou a dedicar-se aos estudos da quimioterapia e obteve bastante sucesso. Criou o termo “bala mágica” pois segundo ele, a droga era como um projétil que destruiria o inimigo sem causar danos às células saudáveis do corpo. 
Em 1893, Paul se casou com com Hedwig Pinkus, e tiveram duas filhas. 
Em 1908, recebeu o prêmio Nobel de medicina, por suas contribuições na ciência.
Em 20 de agosto de 1915, Ehrlich veio à óbito devido a um derrame. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário