segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Biografia de Louis Pasteur - Giovana Mozer


Biografia: 


     Louis Pasteur nasceu dia 27/12 no ano de 1822. Ele teve grande importância nas áreas de medicina, química e biologia, por suas grandes descobertas.  Em 1843, estudou química, física e cristalografia na escola normal superior de Paris e lecionou química em Dijon e depois em Estrasburgo.
     Suas primeiras descobertas foram no ramo da cristalografia. Em 1848, descobriu as formas que o ácido tartárico poderia ter. Seu experimento consistiu na análise do ácido racêmico. A partir disso concluiu que o mesmo possuía cristais com simetria especular:  as formas dextrogiras e levogiras. Esta descoberta deu ao cientista de apenas 26 anos a Ordem Nacional da Legião de Honra francesa.
     Após essa conquista, investigou o porquê de vinhos e cervejas estarem azedando em indústrias localizadas no interior e descobriu que este processo estava acontecendo pela presença de bactérias. A fim de resolver essa problemática propôs o aquecimento da bebida, pois constatou que as bactérias não resistem a altas temperaturas. Esse processo recebeu o nome de pasteurização para conservação de alimentos e permite a retirada de micro-organismos dos  alimentos sem deteriorá-los. E assim, começou a sua contribuição com o avanço da microbiologia.
     Pasteur trabalhou com a fermentação e sugeriu fundamentos básicos de assepsia e esterilização. Assim, conseguiu evitar contaminações infecções na área cirúrgica. Além disso, teve grande impacto na medicina.  Propôs a teoria germinal das doenças infecciosas. Essa teoria estabelece que os microrganismos sejam a causa de muitas doenças. Outro destaque dele nessa área foi o descobrimento do estafilococos, estreptococos e pneumococos, que são bactérias que causam doenças nos seres humanos.
     É importante mencionar que o cientista francês defendia a teoria da biogênese e a partir de seus experimentos conseguiu comprovar que a teoria da  geração espontânea é impossível, ou seja, comprovou que os seres vivos só se originam a partir de outros seres vivos.
     Em 1865, pelo seu investimento na pesquisa da doença do bicho da seda conseguiu encontrar seu agente infeccioso, a sua forma de transmissão e ainda, como preveni-lo.
    Pasteur com suas diversas pesquisas conseguiu encontrar o agente transmissor da raiva. Em 1886, ele mostrou soluções para o tratamento da raiva na Academia de Ciências Francesa e fundou um centro para produção de vacina antirrábica. Assim, em 1888 a instituição pasteur foi aberta com o intuito de ser um local de tratamento de raiva, outras doenças infecciosas e educação.
     Pasteur trabalhou até 1895 e  foi o ano em que faleceu. Ele foi um grande marco na ciência  e uma de suas frases de efeito era: “não prossiga em seus trabalhos se você não pode prová-los com a experimentação”.

Referências: www.microbiologia.ufrj.br/ mundoeducacao.bol.uol.com.br/ brasilescola.uol.com.br/ www.canalciencia.ibict.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário