domingo, 27 de outubro de 2019

Biografia Robert Hooke - Lucas Albuquerque



Robert Hooke nasceu no dia 18 de julho de 1635, Freshwater, Inglaterra. Quando criança, Hooke teve uma infância muito complicada, sofrendo por constantes problemas de saúde, e por falta de dinheiro. Para contribuir para sua situação precária, Robert perdeu o pai quando tinha apenas treze anos.
Foi o reitor da universidade de Oxford (Dr. Busby) que o ajudou muito, pois assim que Hooke se mudou para Londres, com a pequena herança de 100 libras deixada por seu pai, Busby ofereceu seu apoio à carreira de Robert, quando o mesmo veio lhe consultar, no futuro os dois homens desenvolverão uma grande amizade entre si.
Quando completou dezoito anos ingressou na universidade de Oxford, em que começou como assistente de laboratório do cientista Robert Boyle, esse que futuramente viria a ser um dos contribuidores para o desenvolvimento da pesquisa acerca do estudo dos gases.
As contribuições de Hooke no ramo da física foram muito importantes, visto que em 1660 desenvolveu a famosa lei de Hooke, essa que define que a força aplicada a corpos elásticos será proporcional a sua deformação. Ainda seguindo o ramo da física, Hooke foi um dos pioneiros no desenvolvimento da teoria do movimento planetário, que no futuro viria a contribuir para a astronomia, na identificação de estrelas.
Também são atribuídas a Hooke as invenções de certos equipamentos, como, o primeiro relógio de pêndulo imune às perturbações marítimas, o primeiro relógio de corda. Também foi responsável por aprimorar equipamentos como o barômetro e o higrômetro.
Seguindo o ramo da biologia Hooke é muito famoso por ter sido o primeiro a observar o que chamamos hoje de célula. Robert observou, com o microscópio composto, cortes de cortiça, em que ele foi capaz de observar a parede vegetal das células mortas da cortiça. Ele observou algumas cavidades no seu experimento, essas que ele nomeou de diversas maneiras, sendo uma delas a que nos utilizamos até hoje, célula. Foi graças a ele que hoje em dia, os estudos com relação a células estão muito mais avançados
No dia 03 de março de 1703 Robert Hooke veio a falecer, deixando para trás uma herança de 9580 libras, uma propriedade em sua cidade natal, na ilha de Wight e também todo o um legado de experiências e experimentos, que foram cruciais para a humanidade alcançar o patamar de desenvolvimento que possui atualmente.


·         Referencias bibliográficas

WIKIPEDIA. Robert Hooke. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Hooke. Acesso em: 13 set. 2019.

MUNDOEDUCACAO. Robert Hooke. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/robert-hooke.htm. Acesso em: 13 set. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário