quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Edward Jenner - Júlia Fonseca



           Edward Jenner nasceu em Berkeley, Inglaterra em 1749. Quando novo, se tornou aprendiz de cirurgião em sua cidade natal e estudou em Londres por um tempo. Quando retornou para Berkley, em 1789, decidiu averiguar se realmente os dizeres populares de que as pessoas que conviviam com o gado, como as moças leiteiras, não contraíam varíola. Jenner então extraiu o pus das feridas de uma leiteira, que havia contraído a varíola bovina, e injetou em um menino de 8 anos. O menino teve alguns efeitos colaterais, mas nada letal. Após isso, o cientista injetou material retirado de um paciente com varíola humana no mesmo menino, e o observou durante um tempo. A conclusão de Jenner foi que o menino não desenvolveu a varíola, o que significava a imunização desenvolvida através do contato do menino com a doença das vacas.
Um ano após sua descoberta, Edward Jenner apresentou a teoria de sua experiência à Academia de Ciências do Reino Unido – Royal Society – mas não havia provas o suficiente para constatar a invenção da vacina contra a doença mais letal da épica. Jenner então, retornou a fazer seu experimento em mais crianças e até mesmo em seu próprio filho, conseguindo assim, 10 anos depois, em 1798, o reconhecimento e a publicação de sua descoberta.
A experimentação definitiva da vacina foi feita por Louis Pasteur, que a deu o nome de vacina em homenagem à Jenner que usou a varíola bovina – vaccinia, em latim –.
Além da descoberta da vacina da varíola, essa que foi dada como erradicada na década de 1980 graças à Jenner, o cientista também explorou outras áreas da ciência. A primeira descrição da doença arteriosclerose, um processo de endurecimento e perda da elasticidade das paredes das artérias, foi dele.
Edward Jenner morreu em 25 de janeiro de 1823 aos 73 anos. Foi encontrado com o lado direito de seu corpo paralisado, devido à um acidente vascular cerebral (AVC).

Referências: 
·        Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG;
·        EDWARD Jenner. Wikipedia, 2019. Disponível em:  <https://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Jenner>.    Acesso em: 13 de setembro de 2019.



Por Júlia Fonseca Sampaio, Empresa Microbio LTDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário