segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Biografia - Erick Griffith




            Erick Griffith era um médico militar inglês, nascido em 1879. Arthur Stanley Griffith era microbiologista e irmão de Griffith. Em 1871 eles começaram a trabalhar juntos em uma pesquisa sobre o bacilo da tuberculose. No ano de 1901, Erick G. terminou sua graduação em medicina em Liverpool e, dez anos depois, passou a fazer parte do staff Local Government Board.
            Griffith se mudou para Londres para trabalhar no Pathological Laboratory do Ministério da Saúde, localizado na Dudley House. Lá ele e William McDonald Scott, amigo de Griffith, realizaram estudos sobre a bactéria responsável por causar a pneumonia: Streptococcus Pneumonie. Tinham o intuito de criar uma vacina para a doença. Com o desenvolvimento da pesquisa, em 1925, no Journal of Hygiene, publicou o paper abordando os tipos de pneumococo, seu primeiro artigo famoso. Três anos depois, em 1928, publicou no Society Journal, o artigo sobre a hereditariedade, feito a partir dessa pesquisa sobre os Streptococos pneumonie.
            Para esse estudo, ele isolou várias linhagens da bactéria, umas eram patogênicas e outras não. Injetou misturas dessas espécies em ratos de laboratório e obteve resultados inesperados: os ratos infectados com as espécies não virulenta e a virulenta, porém morta por aquecimento, viveram normalmente; os ratos nos quais a forma virulenta viva foi injetada, morreram; já os ratos que receberam a amostra com uma mistura da espécie virulenta morta e a não virulenta viva, morreram!
            Esses resultados o fizeram chegar à conclusão de que as espécies mortas tinham a capacidade de transformar as espécies vivas tornando-as patogênicas. A hipótese formulada por Frederick Griffith foi que alguma substância, que chamou de Princípio Transformate, na capa de polissacarídeos das espécies mortas tinham a capacidade de fazer essa mudança. Em estudos posteriores (1944), Oswald Avery, deu continuidade à pesquisa. Juntamente a ele, trabalharam outros da ária da genética: Colin McLeod e McLyn McCarthy. Eles descobriram então, “o princípio genético da transformação”: o DNA.
            O trabalho pioneiro de Griffith lhe rendeu um prêmio e o tornou o primeiro engenheiro genético. Infelizmente, ele morreu antes de concluir seus estudos, enquanto trabalhava no laboratório. Nessa época, a segunda guerra mundial estava acontecendo e Griffith, em 1944, foi um dos atingidos por um ataque dos alemães na cidade. 

Fontes:


Frederick Griffith
. Site: Brasil escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biografia/frederick-griffith.htm> Acesso em: 06/09/2019

ARAÚJO, Sandra Nabuco de; CALUZI, João José.  As interpretações dos estudos de Avery, MacLeod e Maccarty sobre a natureza química do “fator transformante” em bactérias Caroline. São Paulo, 2008.

Por Ana Beatriz N. Gonçalves - MicrobioLTDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário