terça-feira, 29 de outubro de 2019

Biografia Carlos Chagas - João Gabriel


    
     Carlos Chagas foi um dos maiores pesquisadores da história do brasil, nasceu e ficou até os 6 anos na cidade de Oliveira interior de minas gerais. Ainda criança, com apenas 4 se torna órfão de pai, após os 6 anos se mudou para a cidade de Itu em São Paulo para estudar no colégio São Luiz, em 1888 ele volta para minas por problemas pessoais. Aos 17 anos ele começa a cursar medicina, onde ainda no período da faculdade começa a se especializar em malária.
No ano de 1902 se tornou discípulo de Oswaldo Cruz, nesse ano começou uma das suas principais teses chamada de “estudo hematológico do impaludismo” que foi concluída em 1903, tese essa que o concebeu o título de “doutor”.
     Carlos chagas continuou se mostrando muito importante no combate à malária, no ano de 1905 teve como missão controlar a doença, assim começou a primeira campanha antimalárica que se desenvolveu com êxito. Entre inúmeras outras ações, como ser o primeiro a descrever as lesões na medula óssea na malária, e sendo pioneiro ao afirmar que a malária é uma infecção domiciliar, outra ocasião por exemplo foi suas viagens para combater epidemias da doença como a ida a Xerém e Lassance.
     Em 1907, Chagas continua na luta contra a malária, nesse ano ele viaja com seu colega de trabalho Belisário Penna para Lassance, essa mudança ocorre por conta que trabalhadores da área estavam sofrendo com a malária. Instalou seu laboratório num vagão de trem. Examinando insetos da região que habitavam paredes do tipo pau-a-pique encontrou um protozoário que batizou de Trypanosoma Cruzi em homenagem ao seu mentor Oswaldo Cruz, na mesma época em que encontrou o parasita reparou em um surto de uma doença desconhecida, que em suas autópsias percebia que as vítimas tinham grande lesões no músculo cardíaco. Ao relacionar ambas, encontrou o parasita no sangue de uma criança que tinha um caso agudo da doença. Esse trabalho ganhou reconhecimento a nível internacional ganhando prêmios (como o “Schaudinn”) e títulos (como membro extraordinário na academia de medicina). Carlos pode se mostrar um exímio pesquisador pois é extremamente raro um mesmo pesquisador descobrir o vetor, o agente etiológico, a doença e fechou todo o ciclo da doença de Chagas.
     Chagas foi além dos seus estudos sobre a malária e a doença de chagas, em 1912 fez uma viagem a trabalho para Amazônia, na qual fez um levantamento epidemiológico da região. Após morte de outro grande pesquisador de nosso país o Oswaldo Cruz, chagas assume o comando do instituto Manguinhos (hoje conhecido como FIOCRUZ) um tempo após assumir o cargo o rio é assombrado pela epidemia de gripe espanhola, no qual ele assume a função de comandar a campanha. Logo em seguida é criado o DNSP (departamento nacional de saúde pública) que tem como base um código escrito pelo mesmo, Carlos assume a direção do órgão sendo assim o primeiro diretor do DNSP. Em 1925, se torna professor da faculdade de medicina do rio de janeiro onde funda uma nova cadeira e estabelece as bases de higiene no nosso país, e também contamos com a representação de Carlos no exterior de diversas formas com ênfase como membro permanente do Comitê de Higiene da Liga das Nações.
     Carlos Justiniano Ribeiro Chagas, faleceu no dia 8 de novembro de 1934 com apenas 55 anos, porém seu legado como um dos maiores pesquisadores da nação se mantém até hoje e é homenageado em diversos cantos do Brasil.

 
Bibliografia:  Texto base retirado dos sites: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/Biograf/ilustres/carlosjustiniano.htm visualizado no dia 14/09/2019;
http://www.ioc.fiocruz.br/pages/personalidades/CarlosChagas.htm visualizado no dia  14/09/2019;
https://www.ebiografia.com/carlos_chagas/ visualizado no dia 14/09/2019. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário