sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Lazzaro Spallanzani- Helen Gama Gil




Em 12 de janeiro de 1729 na cidade de Scandiano, na Itália nascia o fisiologista Lazzaro
Spallanzani. Filho primogênito de Giovanni Nicola Francesco Spallanzani e Lucia
Ziliane e veio a óbito em Pavina em 12 de Fevereiro de 1799.
Ele entrou no Colégio Jesuíta de Reggio Emilia com 15 anos e tornou--se padre. Filho de um advogado, seguindo os passos de seu pai estudou direito na Universidade de Bolonha, porém abandonou o curso. Spallanzani então, decidiu seguir a carreira nas ciências naturais inspirado nas aulas de matemática lecionadas por sua parente, Laura Bassi.


Estudou  filosofia natural na Universidade de Modena e graduou-se em Biologia na mesma onde chegou a  lecionar aulas de física. Tornou-se catedrático da Universidade de Pávia onde ficou até o final de sua vida.
Em 1776, Spallanzani publicou um artigo relatando experiências e resultados em relação a geração espontânea de micróbios. Ele criticou as publicações sobre a teoria da abiogênese do cientista  John Needham. Ele acreditava que os métodos, de vedação e fervura, utilizados pelo cientista inglês permitiam que o caldo nutritivo usado tivesse contato com o ar deste modo contaminando-o pelos micróbios do ar, ou seja, as infusões não foram esterilizadas corretamente, assim, invalidando a pesquisa da geração espontânea.  A fim de refutar tal teoria, ele refez os experimentos de Needham usando metodologias muito semelhantes porém com algumas alterações, o tempo de fervura e a vedação do frasco. Needham apenas aquecia por um breve tempo o balão com o caldo nutritivo e fechava-o com algodão ou madeira. Já Spallanzani ferveu o caldo por uma hora e então fechou o balão hermeticamente. Algum tempo se passou até que a solução esfriasse. Spallanzani então abriu o frasco e analisou seu conteúdo auxílio de um microscópio e constatou que não havia microorganismos ali presentes.
Os resultados de Spallanzani provaram que a teoria de Needham estava incorreta em ambos os pontos que ele sugeriu. O aquecimento prolongado e vedação hermética propiciavam a morte dos germes e eliminava o oxigênio necessário para que a geração espontânea ocorresse. A vedação usada não permitia que houvesse a entrada de oxigênio e germes no frasco novamente.
Needham porém não aceitou resultados encontrados, contestando que o aquecimento excessivo teria matado a 'força vital' nas infusões para a geração espontânea ocorrer e os frascos lacrados não permitiam que a mesma voltasse as infusões. A réplica do inglês ganhou mais força após Lavousier provar a notabilidade do oxigênio para a vida. Os experimentos do cientista italiano foram duramente criticados já que eles não permitiam que existisse oxigênio necessário para o desenvolvimento dos microorganismos.
Um confeiteiro francês utilizando da teoria de Spallanzani, de que recipientes se tornavam estéreis quando fechados hermeticamente e aquecidos por determinado tempo, criou a indústria de alimentos enlatados.
A problemática envolvendo biogênese e abiogênese só foi resolvida com os experimentos do cientista francês Louis Pauster que resolveu de vez tal questão com a refutação incontestável sobre a abiogênese.
Além da grande contribuição para a microbiologia Spallanzani contribuiu em outras áreas da ciência. O padre italiano publicou pesquisas sobre o processo digestivo, circulação sanguínea e a reprodução animal como a fertilização artificial.

Por Helen Gama GIl da Empresa Pegasus



Nenhum comentário:

Postar um comentário