quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Biografia Joseph Lister - Lívia Bonotto



Joseph Lister, conhecido como o “pai da cirurgia moderna” e nascido em 05 de abril de 1827 em Upton na Inglaterra, foi um médico inglês que contribuiu para o surgimento e introdução do que conhecemos como método de assepsia.
Lister desde cedo aprendeu com o seu pai a manejar um microscópio e estudou em escolas que davam ênfase ao ensino das ciências humanas e da história natural. Em 1852 terminou seus estudos em medicina pelo University College em Londres, e no ano de 1853 se tornou assistente de Jaymes Syme, professor de cirurgia da University of Glasgow na Escócia. Posteriormente, Lister veio a casar com Agnes, uma das filhas de Syme. No ano de 1856 foi designado como cirurgião da Royal Infirmary of Edinburgh e veio a publicar seu primeiro artigo em 1857, The Early States of Inflammation, onde retratou casos de infecção hospitalar que observava em Londres.
No ano de 1860, nomeado como professor catedrático de cirurgia da University of Glasgow e sendo cirurgião da Royal Infirmary, Lister observava o alto índice de mortalidade por infecção de feridas pós-cirúrgicas e, inicialmente, chegou à conclusão que a causa das infecções em feridas expostas seria de microrganismos presente no ar, se opondo à teoria da geração espontânea dos germes infecciosos e fazendo associação com a demonstração de Pasteur sobre os microrganismos. Dessa maneira, passou a procurar por métodos de desinfecção do campo operatório e, após observar a ação do ácido fénico nos esgotos da cidade de Carlisle, em que além de amenizar o mau odor também eliminava parasitas carregados pelo esgoto, adotou o agente químico na assepsia do ambiente cirúrgico através da vaporização, bem como no tratamento de feridas pós-operatórias com bandagens contendo o fenol.
Seu primeiro e mais marcante experimento foi em 12 de agosto de 1865 com um menino de 11 anos, James Greenlees, que após uma carruagem ter passado sobre sua perna sofreu uma fratura exposta em sua perna. O garoto recebeu alta do hospital em seis semanas e, com isso, os resultados foram impressionantemente positivos para seu novo método, visto que em casos graves como o de James o risco de infecção era muito alto, levando à amputação do membro ou até mesmo à morte.
Satisfeito com os resultados de seus testes, Joseph relatou-os em seis artigos publicados em 1867 no The Lancet e no British Medical Journal, tais como o On a New Method of Treating Compound Fracture, Abcess Etc. e o On the Antiseptic Principle in the Practice of Surgery. Além disso, passou a aperfeiçoar cada vez mais seu método de vaporização e teve conhecimento da irritação que o fenol causava aos tecidos, porém o mesmo acreditava que o problema causado pelo seu não uso era muito maior. Passou também a implementar a assepsia das mãos de cirurgiões, assistentes, bem como a superfície do paciente na região onde seria realizada a cirurgia e de materiais cirúrgicos com uma solução de diluição 1:20 do fenol. Lister registrou tais procedimentos no seu artigo On the Effects of the Antiseptic System of Treatment Upon the Salubrity of a Surgical Hospital, de 1870. No mesmo ano mudou-se para Londres, onde realizou através do seu método diversas outras cirurgias com sucesso.
Através dessa importante contribuição para a medicina e a microbiologia, Joseph Lister passou a ser reconhecido e respeitado internacionalmente pelas suas pesquisas em métodos cada vez mais eficientes na prevenção de infecções cirúrgicas, reduzindo consideravelmente a ocorrência de mortes por tais infecções, bem como difundiu o uso do categute em suturas, um tipo de fio cirúrgico obtido a partir de intestino de gatos e outros animais. Em 1883, Lister foi honrado pela Rainha Victória ao torná-lo Sir. Joseph Lister e chegou a receber o título de barão de Lyme Regis no ano de 1897, passando a ter o título de Lord Lister, sendo o primeiro médico da Câmara de Lordes. Posteriormente em 1903, foi homenageado ao receber seu nome no Lister Institute of Preventive Medicine.
Joseph Lister veio a falecer em 10 de fevereiro de 1912 em Walmer, Kent, na Inglaterra, aos 82 anos de idade.


REFERÊNCIAS:
1- ANSWERS IN GENESIS. Joseph Lister: Father of Modern Surgery. Disponível em: https://answersingenesis.org/creation-scientists/joseph-lister-father-of-modern-surgery/. Acesso em: 11 set. 2019.
2- BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE ADOLPHO LUTZ. Estudos superiores e de especialização Joseph Lister. Disponível em: http://www.bvsalutz.coc.fiocruz.br/html/pt/static/trajetoria/origens/estudos_joseph.php. Acesso em: 11 set. 2019.
3- INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES. A História do surgimento da Microbiologia: Fatos Marcantes. Disponível em: http://www.microbiologia.ufrj.br/portal/index.php/pt/destaques/novidades-sobre-a-micro/384-a-historia-do-surgimento-da-microbiologia-fatos-marcantes. Acesso em: 11 set. 2019.
4-   UOL. Joseph Lister. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/biografias/joseph-lister.htm. Acesso em: 11 set. 2019.
- Por Lívia Bonotto, da Yellow Umbrella Corporation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário