domingo, 22 de outubro de 2017

Relato das Práticas

Microbiologia Geral

5º Período
Grupo: Thiago Gaspar; Marco Antônio; Caio Fernandes; Juliana Sousa           
Turma: BM151         
Professores: Leonardo e Thaís

Prática 1: Micróbios associados ao meio ambiente
   Uma placa de Petri foi exposta em frente ao elevador da instituição de ensino localizado no 4º andar por 10 minutos, após isso foi colocado em uma estufa (BOD) à 37ºC para que o aquecimento catalisasse o crescimento das colônias de bactérias.
   Depois de uma semana, foi observado à presença de colônias que se diferenciaram entre si.

Pontos Divergentes:
Coloração: algumas colônias apresentaram coloração amarela em diferentes tonalidades e outras apresentaram colorações esbranquiçadas com aspectos opacos e brilhosos.




Discussão:
Sabe-se que os microrganismos estão presentes em todos os locais, ao expor um meio de cultura ao ambiente, puderam-se reter alguns tipos desses microrganismos na placa de Petri, na qual continha todos os nutrientes necessários para que ocorresse proliferação. Constatando-se, portanto, que constantemente somos expostos a seres microscópicos, que podem ou não ser patogênicos.



Prática 2: Verificação da possibilidade de contaminação na zona de segurança
   Uma placa de Petri foi exposta por 10 minutos atrás do bico de Bunsen e logo após isso, armazenada em uma estufa (BOD). Após uma semana foi observado à presença de colônias de bactérias.

Pontos Divergentes:
Coloração: algumas colônias apresentaram coloração amarelada em diferentes tonalidades e outras apresentaram coloração esbranquiçada com aspectos opacos e brilhosos.


Discussão:
 
  Pela prática ter sido manuseada na zona de segurança, não era esperados a contaminação e crescimento de colônias de bacterianas. Entretanto, considerando que havia corrente de ar externo no laboratório e alunos próximos conversando entre si, foi deduzido que esses fatores corroboraram para a contaminação do respectivo meio de cultura.


Prática 3: Coloração de Gram e inoculação de bactéria.

Bactéria utilizada: Staphylococcus aureus

Procedimento 1:

Transferir as bactérias para a lâmina
Secar ao ar
Fixar na lâmina
Cobrir com Cristal Violeta por 1 minuto
Lavar com água destilada
Cobrir com Lugol por 1 minuto
Lavar com água destilada
Cobrir com álcool 100% por 20 segundos
Lavar com água destilada
Cobrir com Safranina por 45 segundos
Lavar com água destilada
Secar delicadamente

O método de Gram é utilizado para distinguir dois tipos de bactérias dependendo da composição da parede celular.  Quando as bactérias são colocadas em contato com cada tipo de substância, ocorrem alterações específicas que favorecem a diferenciação através da coloração adquirida.
 As bactérias Gram-positivas possuem uma espessa camada de peptideoglicano e ácido teicóico, que retém o cristal violeta adicionado e quando é acrescentado o lugol, cria-se um complexo cristal violeta-iodo, que é impossibilitado de ser retirado quando o álcool é utilizado, pois ele desidrata a camada de peptideoglicano ocasionando a diminuição da porosidade e permeabilidade da parede celular. Logo, essas bactérias receberam a coloração roxa.
Enquanto nas bactérias Gram-negativas, o complexo formado entre o cristal violeta e lugol (iodo) não é fixado devido à extração de lipídeos da sua parede celular, que aumenta a permeabilidade e porosidade da mesma. Para que essas bactérias não ficassem incolores, foi utilizado a safranina, que forneceu a coloração vermelha.
Entre todas as etapas a água foi utilizada para que retirasse o excesso das soluções anteriormente adicionadas.


Procedimento 2:
   Cultura em placa de Petri.

Nesse procedimento, flambou-se uma alça e a parte superior do tubo de ensaio que continha a bactéria Staphylococcus aureus para eliminar possíveis contaminações, e em seguida recolheu-se uma alíquota desta bactéria, flambou-se novamente o tubo para ser fechado e transferiu-se a bactéria com auxílio da alça para uma placa manuseada atrás do bico de Bunsen. Ao finalizar a inoculação, a alça foi flambada para evitar contaminações.
Após uma semana foi observado à formação de colônias na placa, inferindo-se que o meio era propício para que houvesse crescimento e nutrição destas.

Procedimento 3:
   Cultura em caldo nutritivo

Flambou-se uma alça e a borda do tubo no qual se encontrava a bactéria Staphylococcus aureus e retirou-se parte desta no interior da alça. Após a retirada flambou-se o tubo que continha a bactéria e seria fechado, e repetiu-se o procedimento no tubo em que havia um meio de cultura líquido no qual a bactéria foi adicionada para que proliferasse usufruindo dos nutrientes presentes.



Após uma semana observou-se que o líquido anteriormente amarelo límpido, tornou-se turvo, demonstrando que houve proliferação.

Um comentário:

  1. Terminologia não adequada:
    PRATICA 1
    1 - “após isso foi colocado em uma estufa (BOD) à 37ºC para que o aquecimento catalisasse o crescimento das colônias de bactérias.” ==> “Após foi incubada a 37ºC para permitir o crescimento das colônias de bactérias”
    2 - “Depois de uma semana, foi observado à presença de colônias que se diferenciaram entre si.” ==> Depois de uma semana, foi observado as diferentes colônias que cresceram na placa de petri.”
    3 – “puderam-se reter alguns tipos desses microrganismos na placa de Petri” ==> os micro-organismos do ar se depositaram na superfície do meio de cultura!
    4 – “para que ocorresse proliferação” ==> para que ocorresse a multiplicação OU para que ocorresse o crescimento dos micro-organismos.

    PRATICA2
    5 – “Uma placa de Petri foi exposta por 10 minutos atrás do bico de Bunsen e logo após isso, armazenada em uma estufa (BOD)”. ==> “logo após isso foi incubada em estufa a 37 ºC...”
    PRATICA 3
    • Procedimento 1
    6 - “Quando as bactérias são colocadas em contato com cada tipo de substância, ocorrem alterações específicas que favorecem a diferenciação através da coloração adquirida...” ==> Os corantes e o mordente entram na célula fixada da mesma maneira: a etapa de diferenciação é a etapa do álcool. Respeitando o tempo de 10-20 segundos o álcool não consegue penetrar no interior da célula GRAM POSITIVA e retirar o complexo CVI. Enquanto na GRAM NEGATIVA o álcool entra e retira o corante.
    • Procedimento 3
    7 – “... em que havia um meio de cultura líquido no qual a bactéria foi adicionada para que proliferasse usufruindo dos nutrientes presentes.” ==> "... A bactéria foi inoculada em um tubo contendo caldo nutriente que continha os nutrientes necessários para o crescimento da bactéria.
    8 – “...demonstrando que houve proliferação” ==> “... demonstrando que houve crescimento bacteriano“
    Outros pontos:
    PRATICA 1
    9 – Não entendi o ponto divergente: era esperado colônias com aspectos diferentes
    PRATICA 3
    • Procedimento 2
    10 – “inferindo-se que o meio era propício para que houvesse crescimento e nutrição destas.” ==> houve o crescimento de colônias de mesma morfologia indicando que não houve contaminação do material, a bactéria em questão estava viável e foi repicada com sucesso na placa de petri. As condições de cultivo foram adequadas para o crescimento do Staphylococcus aureus.

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