domingo, 28 de maio de 2017

Micro-organismos intestinais auxiliam remédios na quimioterapia

           A linhagem das células cancerígenas está associada a anomalias na regulação do ciclo celular e à perda de controle da mitose. Alterações do funcionamento de genes controladores do ciclo celular, em decorrência de mutações, são relacionados ao surgimento de um câncer. Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes. É o que domina-se mutação genética. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela malignização (cancerização) das células normais. Essas diferentes células são denominadas cancerosas. 




Link do vídeo: https://youtu.be/ntk8XsxVDi0



Relação de parceria: Ciclofosfamida e bactérias 
A ciclofosfamida possui um metabólito, a mostarda fosforamida. O metabólito possui um efeito citotóxico devido ao entrecruzamento com a cadeia de DNA, RNA e consequente inibição da síntese proteica, impedindo o ciclo celular. A mesma, apresenta maior absorção no trato gastrointestinal e metaboliza-se no fígado, podendo ter seus efeitos potencializados pelas bactérias citadas. O seu mecanismo de ação torna inerte o metabolismo das células tumorais e na presença das bactérias a resposta imune é estimulada.

Os cientistas observaram que as bactérias Enterococcus Hirae e Barnesiella intestinihominis apresentam efeitos de imunossupressão tumoral. A movimentação da bactéria E. Hirae do intestino aos órgãos linfoides secundários e o acúmulo de células bacterianas B. intestinihominis no colón, promovem uma maior concentração de CD8 e produzem o sensor imune NOD2. O CD8 é uma glicoproteína transmembranar que faz parte do sistema imunológico, responsável pela destruição de células tumorais infectadas por vírus, assim como pela rejeição de tecidos transplantados. Já o NOD2, possui um papel importante na homeostase intestinal, ativando processos inflamatórios.

Grupo: Microlokos Bm151

                                         Referencias  Bibliográficas :

MONITORIA DE PROCESSOS BIOLOGICOS: o controle do ciclo celular e a origem do cancer. Disponível em:<http://processosbiologicos.blogspot.com.br/2010/11/como-sabemos-interfase-e-um-periodo-de.html > .Acessado em : 25/05/17 às 10:00

INCA como surge o cancer. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=317
  acessado em :25/05/17 às 10:0

IMMUNITY. 
Enterococcus hirae and Barnesiella intestinihominis Facilitate Cyclophosphamide-Induced Therapeutic Immunomodulatory Effects Disponível em:<http://www.cell.com/immunity/fulltext/S1074-7613(16)30378-8>  acessado em :25/05/17 às 10:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário