domingo, 28 de maio de 2017

“Bactéria que devora suor melhora a aparência da pele."

Grupo 2: As Bactérias Super Poderosas
BM151

Nitrosomonas eutropha é um bacilo dotado de motilidade, gram-negativo, não patogênico que metaboliza a amônia como sua fonte de energia (AOB - bactéria oxidante da amônia). É uma bactéria nitrificante quimiolitoautotrófica, ou seja, produz suas próprias substâncias alimentares pela energia liberada por reações químicas, e também um desnitrificante, que usa o hidrogênio como doador de elétrons e nitrato como aceptor final. N. eutropha tem alta tolerância para elevadas concentrações de amônia e demora 10 horas para ser dobrada.
Essa bactéria é comumente encontrada em sujeira, água não tratada, no solo e nos esgotos municipais e industriais. Cientistas acreditam que a AOB também vivia em humanos antes de começarmos a matá-los com shampoo e sabonetes, AOBs são muito delicados e esses produtos são anátema para eles.
O estudo sobre essa bactéria começou através de um engenheiro químico, chamado David Whitlock. Ele observou que os cavalos gostavam de ficar na lama e foi procurar saber o motivo que eles não ficavam sujos. Ao decorrer de sua pesquisa ele pode visualizar uma classe de bactéria que precisava  oxidar a amônia para conseguir sua energia.  Assim, ele descobriu a  N. eutropha.
A Nitrosomonas eutropha catalisa a oxidação da amônia, para que consiga manter o seu crescimento. Além disso, ela vai converter o NH3 em NO2- pela ação sucessiva da amoníaco monooxigenase e da hidroxilamina oxidoredutase:
NH3 + O2 + 2H + 2e- → NH2OH + H2O → NO2- + 5H + 4e-.
Esse processo de oxidação de amoníaco a nitrito é uma parte é essencial para o Ciclo do Nitrogênio biogeoquímico, pode originar papéis importantes nas funções fisiológicas da pele e também pode melhorar o microambiente da pele ao conduzir um pH mais baixo através do consumo de amoníaco.
As AOB melhoram a aparência da pele pois em qualquer inflamação que houver na pele vão estar presentes maiores concentrações dos produtos de oxidações da amônia. Isto quer dizer que as pequenas feridas serão tratadas e cicatrizadas mais rapidamente. E se tratando do pH, ele estando estável contribui para que não haja crescimento de determinadas bactérias, e mesmo que haja, haverá também a possibilidade de não se reproduzirem já que há na pele altas concentrações de óxido nítrico e nitrito.

Importância Fisiológica da Amônia
A amônia é uma substância resultante do catabolismo de proteínas. Esta, contribui nas necessidades nutricionais do organismo por ser um precursor de alimentos e fertilizantes. Nos seres humanos, antes de ser eliminado para o meio ambiente, a amônia é transformada em ureia, subproduto menos tóxico.
A ureia é uma substância própria do organismo, que também existe na camada mais externa da pele humana, sendo um dos ativos mais utilizados nas formulações de cosméticos destinados à saúde da pele. Este composto orgânico encontrado principalmente na urina e no suor tem ação hidratante, pois é capaz de transportar a água presente no interior dos vasos sanguíneos para as células da pele, promovendo uma maior hidratação do tecido e um efeito esfoliante que diminui a espessura da pele. Ela é um umectante contribuindo para a regulação do equilíbrio da água na pele, pois absorve água do ambiente e promove sua retenção, repondo a umidade natural da pele, melhorando sua textura e diminuindo a perda de água. É também um estimulante da regeneração celular (cicatrizante). A ureia também estimula a produção de colágeno, evita as fissuras decorrentes do ressecamento e melhora a aparência da pele.
Para comprovar a pesquisa, a jornalista Julia Scott foi a cobaia para testar o produto desenvolvido pela AOBiome, um spray contendo bilhões de Nitrosomonas Eutropha, assim, ela espirrava o produto no couro cabeludo, rosto e no corpo duas vezes ao dia. Julia ia para o laboratório da empresa  da empresa toda semana para que os pesquisadores coletassem e analisassem amostras de sua pele a fim de detectar mudanças na sua comunidade microbiana invisível. Julia abriu mão de todos os sabonetes, xampus e desodorantes que usava e só utilizava o spray. Na segunda semana de uso, a paisagem bacteriana geral dela ainda era normal como a maioria dos americanos, tendo principalmente bactérias dos gêneros Propionibacterium, Corynebacterium e Staphylococcus. Ela já estava começando a se arrepender de usar seus produtos de higiene comum, pois seu cabelo ficou mais escuro e com oleosidade, e tinha vergonha do odor que vinha de suas axilas. “Quando fui a academia, segui as instruções da AOBiome, usando o spray antes de sair de casa e de novo quando cheguei em casa. Os resultados: depois de deixar o AO+ secar na minha pele, eu cheirava melhor. Não totalmente sem cheiro, mas não tão ruim quanto eu ficaria normalmente. E, estranhamente, os meus pés não tinham nenhum cheiro”, conta Julia. Assim, sua pele começou a melhorar, ficou mais macia e suave, e seus poros pareciam ter encolhido. Já ao final do estudo, a jornalista não queria voltar para seus xampus, sabonetes e desodorantes tradicionais.


Referências:
  • GENETIC LITERACY PROJECT. New york times, science stumble in overstated reports on microbiome research. Disponível em: <https://geneticliteracyproject.org/2014/05/27/new-york-times-science-stumble-in-overstated-reports-on-microbiome-research/>. Acesso em: 23 mai. 2017.
  • GENOME PORTAL. Nitrosomonas eutropha c71 is now nitrosomonas eutropha c91.. Disponível em: <http://genome.jgi.doe.gov/nitec/nitec.home.html>. Acesso em: 25 mai. 2017.
  • LIBERTY VOICE. Shampoo and soap wreak havoc on the skin’s microbiome say researchers. Disponível em: <http://guardianlv.com/2014/05/shampoo-and-soap-wreak-havoc-on-the-skins-microbiome-say-researchers/>. Acesso em: 25 mai. 2017.
  • SCIENCEDAILY. Sweat-eating bacteria may improve skin health. Disponível em: <https://www.sciencedaily.com/releases/2014/09/140929180059.htm>. Acesso em: 24 mai. 2017.
  • INFOESCOLA. Hiperamonemia. Disponível em: <http://www.infoescola.com/doencas/hiperamonemia/>. Acesso em: 23 mai. 2017.
  • EFDEPORTES.COM. Exercício, amônia e sistema nervoso central. envolvimento dos receptores nmda. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd89/amonia.htm>. Acesso em: 23 mai. 2017
  • RW ENGENHARIA. Amônia suas aplicações e características. Disponível em: <http://www.rwengenharia.eng.br/aplicacoes-da-amonia/>. Acesso em: 23 mai. 2017.
  • HUFFPOST. Bactéria que devora suor melhora a aparência da pele. Disponível em: <http://www.huffpostbrasil.com/heitor-shimizu/bacteria-que-devora-suor-melhora-a-aparencia-da-pele_a_21665739/?utm_hp_ref=br-o-que-e-suor>. Acesso em: 12 mai. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário