quinta-feira, 30 de maio de 2019

Degradação do Glifosato por E. Coli



    No post de hoje, falaremos de uma incrível tecnologia produzida por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com grande potencial de combater a poluição nos rios e mares causada por um agrotóxico muito utilizado no Brasil: o Glifosato.

     De acordo com os alunos de Ciências Biológicas e Engenharia que estão desenvolvendo a pesquisa, a ideia é que uma espécie de filtro-bóia seja lançado ao local desejado e consiga degradar o herbicida.




     O filtro-bóia, chamado pelos estudantes de Glyfloat, contêm, em seu compartimento interno, por meio de fibras, uma bactéria presente principalmente no intestino humano, a Escherichia coli, entretanto, geneticamente modificada. A E. Coli, tem como uma de suas principais características sua capacidade de degradação de substâncias constituídas por fósforo, caso do Glifosato.  A modificação gênica na bactéria atribuiu uma maior velocidade e eficiência no consumo de fósforo. Além disso, a alteração também foi feita visando a morte da bactéria caso, saiam do equipamento, ao ponto de contaminarem a água.


Bactéria E.coli



Grupo Microwork Innovation, composta por:

Brunno Alexander

Gustavo Mendonça

José Felipe

Luana Gonçalves

Raílla Braga

Artigo sobre a E.coli:

http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-62232016000200079 Acessado em 30 de maio de 2019

Leia mais sobre o glifosato em:

https://blog.aegro.com.br/glifosato/ Acessado em 30 de maio de 2019

Local de origem do post:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecnologia/noticia/2019/03/estudantes-da-ufrgs-desenvolvem-tecnologia-para-acabar-com-agrotoxico-em-rios-e-mares-cjsyvcjs9016f01ujeb3iy7hr.html?fbclid=IwAR23OY0l0j3h1rWNPUiusce3hNKMM9pFioiWfT7A_PKzhWkpENKTtR1AEws Acessado em 30 de maio de 2019

2 comentários:

  1. Olá pessoal, sou o Daniel, carioca e estudante de biotecnologia na UFRGS , participo do projeto e como membro do glyfloat fico muito feliz de ver alunos do IFRJ interessados no projeto!
    Parabéns pelo blog!! Ficamos muitos felizes que tenham pessoas interessadas em divulgar ciência! Grande abraço.
    Att. Daniel S.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Daniel, tudo joia? o blog na verdade é utilizado como ferramenta de ensino na minha disciplina... onde os alunos publicam alguns trabalhos que realizam... ele acaba divulgando alguns trabalhos que envolve microbiológia que os alunos encontram na internet!
    Em breve teremos mais conteúdos agora da turma 2019.2

    ResponderExcluir