quinta-feira, 30 de maio de 2019

A Biografia de Hans Christian Gram

     A empresa Grammex considera muito importante a técnica desenvolvida por Christian Gram, o que nos motivou a escolhê-lo como inspiração para nosso nome. Por esse motivo, resolvemos compartilhar um pouco mais sobre o desenvolvedor do método muito utilizado até os dias atuais, a partir de sua biografia.

   Biografia de Hans Christian Gram


Hans Christian Gram responsável pelo desenvolvimento do método de coloração de Gram, nasceu em 13 de setembro de 1853 na Cidade de Copenhague, Dinamarca. Filho do professor de jurisprudência Frederik Terkel Julius Gram e de Louise Christiane Rouland, Gram foi professor, médico, bacteriologista e farmacologista.
Resultado de imagem para falecimento hans christian gram
Imagem de Hans Christian Gram

Christian Gram estudou na Universidade de Copenhague, onde cursou botânica e trabalhou na área como assistente do zoólogo Japetus Steenstrup. Possuindo grande interesse por plantas, introduziu as bases de farmacologia, além  da utilização  do microscópio. Formado em botânica pela Universidade  de Copenhague, estudou farmacologia e bacteriologia em Strassburg, Marburg e Berlim, após  formação superior. O farmacologista trabalhou ainda como professor de patologia e terapêutica  na Universidade de Copenhague.
 Gram publicou quatro volumes de  Klinisk-therapeutiske Forelæsninger, mas seu trabalho mais reconhecido é  o método de coloração microbiológico que foi desenvolvido em 1884, em Berlim. A descoberta  desse método  teria sido um acidente, ocorrido enquanto examinava o tecido do pulmão  de pacientes que haviam morrido decorrente da pneumonia. Durante esse processo ele observou a ação de alguns corantes nas bactérias, e percebeu que enquanto alguns  ficavam retidos, nas paredes celulares das bactérias, em outras não ocorria o mesmo. Criou então a técnica da coloração, que leva o seu nome, Gram, e tem como corante utilizado a ser retido durante o tratamento com o solvente, o Cristal Violeta. Esse método  permite ainda a distinção  das bactérias em dois grupos, Gram-positivas  e Gram-negativas. 
Hans Christian Gram faleceu em 14 de novembro de 1938, em sua Cidade Natal, Copenhague aos 85 anos. Ele deixou como grande herança a invenção da Técnica de Gram que é seu trabalho de maior reconhecimento.


Bibliografia
https://en.wikipedia.org/wiki/Hans_Christian_Gram
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Christian_Gram
http://knoow.net/ciencterravida/biologia/gram-hans-christian/ 
http://pt.infobiografias.com/biografia/20466/Hans-Christian-Joachim--Gram.html

Autores: Grammex (Caio Henrique Berdeville; Matheus Luckas; Matheus Henrique; Juliana Pani; Samara)


Nenhum comentário:

Postar um comentário