quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Microbiologia geral

Informações sobre as bactérias e os meios de cultura que estão sendo manipulados.


Expectativas dos ensaio

É esperado que no meio ágar MYP haja o crescimento da bactéria Bacillus cereus, aparecendo colônias rosas com halo de lecitinase. Também é esperado o crescimento de E.coli com crescimento notavelmente oprimido a inibido com colônias amarelas, se recuperadas. É esperado que haja o crescimento das bactérias S.aureus com a formação de colonias amarelas.

É esperado que no meio ágar cetrimide haja a inibição das bactérias S.aureus e E.coli. 

É esperado que no meio ágar eosina azul de metileno haja o crescimento da bactéria E.coli com centros preto azulado, pode ter brilho verde metálico. É também esperado que haja a inibição das bactérias B.cereus e S.aureus.

É esperado que no meio ágar manitol que as bactérias S.aureus cresçam deixando o meio amarelo devido a produção de ácido pela fermentação do manitol, mudando o pH do meio. As bactérias E.coli e S.enterica são inibidas nesse meio de cultura.

É esperado que no meio ágar nutriente haja o crescimento de todas as bactérias testadas, devido a sua baixa seletividade.

Resultados observados nos ensaios biológicos 


1 - E.coli
2 - S. aureus 
3 - B. cereus
4 - S. enterica

Resultado observado no meio ágar MYP

Houve o crescimento bacteriano esperado com relação ao crescimento de colônias rosas de B.cereus resultado da lecitinase.

Resultado observado no meio ágar cetrimide  

Houve o crescimento bacteriano esperado com relação a inibição da E.coli e da S.aureus, entretanto não é possível observar fielmente se houve o crescimento da B.cereus.

Resultado observado no meio ágar eosina 

Houve o crescimento bacteriano esperado com relação a inibição das bactérias B.cereus e S.aureus, o crescimento da bactéria E.coli com centros pretos e o crescimento da S.enterica.

Resultado observado no meio ágar manitol

Houve o crescimento bacteriano esperado com relação a inibição da E.coli e S.enterica; houve o crescimento da S.aureus deixando o meio amarelo devido a produção de ácido pela fermentação do manitol.

Resultado observado no meio ágar nutriente

Houve o crescimento bacteriano esperado de todas as bactérias com uma maior abundância de colônias de B.cereus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário