domingo, 16 de setembro de 2018

Microbiologia geral

Informações sobre as bactérias e os meios de cultura que estão sendo manipulados.

Bactérias

¬Bacillus cereus: É uma bactéria beta hemolítica gram-positiva, de forma cilíndrica, endêmica, que vive no solo. Algumas cepas são prejudiciais aos seres humanos e causam intoxicação alimentar, enquanto outras cepas são benéficas e servem de probióticos para animais. São bactérias aeróbicas facultativas.

¬Escherichia coli: É uma bactéria bacilar gram-negativa que se encontra normalmente no trato gastrointestinal inferior dos organismos endotérmicos. A maioria das estirpes de E. coli são inofensivas, mas alguns sorotipos podem causar graves intoxicações alimentares nos seres humanos, e são ocasionalmente responsáveis pela recolha de produtos alimentícios devido à sua contaminação

¬Staphylococcus aureus: É uma bactéria esférica, do grupo dos cocos gram-positivos, frequentemente encontrada na pele e nas fossas nasais de pessoas saudáveis. Entretanto pode provocar doenças, que vão desde uma simples infeção (acnes, furúnculos) até infeções graves (pneumonia, meningite, endocardite, síndrome do choque tóxico, sepse e outras).

¬Salmonela enterica: É uma bactéria gram-negativa, subdividida em seis subespécies: enterica, salamae, arizonae, diarizonae, hutnae e indica. Correlacionada a diversas patologias como a febre tifoide. 


Meios de Cultura

¬Meio ágar MYP: é conhecido como Ágar Manitol-Gema de Ovo-Polimixina, desenvolveram o Ágar MYP para o isolamento de Bacillus cereus em alimentos. Este meio diferencia B. cereus de outras bactérias com base na resistência à Polimixina B, ausência de fermentação de Manitol e presença de Lecitinase.

¬Meio ágar cetrimide: É um meio de cultura seletivo e diferencial para espécies de Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria gram-negativa. Sua coloração é âmbar claro e na presença da bactéria torna-se azul ou azul-esverdeado. É muito usado na examinação de cosméticos, produtos farmacêuticos e material médico para testar a presença de Pseudomonas aeruginosa cuja presença não é permitida nestes produtos

¬Meio ágar eosina azul de metileno: É um meio de cultura diferencial que inibe o crescimento de bactérias gram positivas e indica se a bactéria é fermentadora ou não de lactose. Bactérias fermentadoras de lactose apresentam-se em colônias com o centro preto.

¬Meio ágar manitol: É um meio de crescimento seletivo e diferencial comumente usado em microbiologia. Ela estimula o crescimento de um grupo de certas bactérias enquanto inibe o crescimento de outras. Contém altas concentrações de (aprox. 7,5 a 10%) sal (NaCl), fazendo com que haja uma alta seletividade para bactérias gram-positivas (Staphylococcus e Micrococcaceae), desde que esse nível de sal age como um inibidor para a maioria das outras bactérias. Contém o indicador de pH vermelho de fenol no meio.

¬Meio ágar nutriente: O Ágar Nutriente continua sendo o meio de propósitos gerais amplamente utilizado para o crescimento de micro-organismos não exigentes. Quando necessário, enriquecimentos podem ser adicionados a esse meio. O Ágar Nutriente modificado através da incorporação de 4-metillumbeliferil-β-DGlicuronídeo (MUG) é utilizado para a detecção fluorogênica de Escherichia coli.

Experimentação da seletividade dos meios de cultura

Foi realizado ensaios biológicos com o objetivo de verificar a seletividade dos meios de cultura utilizando as bactérias citadas acima.
5 placas de petri contendo cada meio de cultura, citados acima, foram divididas em 4 quadrantes para que fosse feita a estria das quatro bactérias, citadas acima, em cada área do quadrante. Sendo assim, sendo possível verificar a seletividade do meio de cultura frente as bactérias que estão sendo manipuladas.

Expectativas dos ensaio

É esperado que no meio ágar MYP haja o crescimento da bactéria Bacillus cereus, aparecendo colônias rosas com halo de lecitinase. Também é esperado o crescimento de E.coli com crescimento notavelmente oprimido a inibido com colônias amarelas, se recuperadas. É esperado que haja o crescimento das bactérias S.aureus com a formação de colonias amarelas.

É esperado que no meio ágar cetrimide haja a inibição das bactérias S.aureus e E.coli. 

É esperado que no meio ágar eosina azul de metileno haja o crescimento da bactéria E.coli com centros preto azulado, pode ter brilho verde metálico. É também esperado que haja a inibição das bactérias B.cereus e S.aureus.

É esperado que no meio ágar manitol que as bactérias S.aureus cresçam deixando o meio amarelo devido a produção de ácido pela fermentação do manitol, mudando o pH do meio. As bactérias E.coli e S.enterica são inibidas nesse meio de cultura.

É esperado que no meio ágar nutriente haja o crescimento de todas as bactérias testadas, devido a sua baixa seletividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário