domingo, 23 de setembro de 2018

BACTÉRIAS INTRODUZIDAS EM MEIOS DE CULTURA (GRUPO 1).

 Recolhimento de bactérias para posterior análise de crescimento

A prática foi realizada no laboratório de Microbiologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro, ministrada pelo professor Leonardo Costa. 



      A prática em questão visou o recolhimento e introdução de bactérias oriundas de diferentes ambientes da instituição a meios de cultura, os quais continham Ágar nutriente. Vale ressaltar que este tipo de meio contribui para o crescimento do microrganismo, em condição favorável e nutritiva, permitindo a observação deste crescimento semanas após a contaminação. 


          Foram introduzidas 5 placas, pelos integrantes Fernanda Reis, Fernanda Doti, Matheus Marques e Vitória Mendonça. 



Imagem 1: Placa de Petri contendo água de vaso, introduzida pela aluna Vitória, na qual observa-se pequenas colônias sendo formadas.





Imagem 2: Placa de Petri contendo saliva do aluno Matheus Marques. Nota-se a formação de grandes colônias e conglomerados de bactérias.




Imagem 3: Placa de Petri a qual foi introduzida o dedo da aluna Fernanda Doti. É perceptível a formação de aglomerados e possíveis contaminações. 






Imagem 4: Placa de Petri feita pela aluna Fernanda Chaves, através da adição de uma lágrima. Nota-se que o crescimento bacteriano se deu de forma lenta e pouco numerosa.







Imagem 5: Placa de Petri submetida a alguns minutos na zona de assepsia do Bico de Bunsen. Grandes colônias foram formadas, o que, neste caso, é inesperado devido a zona de segurança a qual o Bico proporciona. Diversas podem ser as chances de contaminação, o que torna-se relativo afirmar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário