Testes Bioquímicos
Resultados
Nesta atividade experimental foram utilizados oito diferentes meios de cultura para a realização de testes bioquímicos. Mediante a análise das características desses meios, foi possível averiguar qual espécie de bactéria foi manuseada pelo grupo.
Meio ureia
Apresentou resultado negativo uma vez que a coloração observada do tubo de ensaio foi amarela; portanto, certifica-se que não há a presença da urease no meio. Tal meio de cultura pode apresentar as seguintes colorações de acordo com o resultado dos testes:
Rosa fúcsia: Positivo (presença de urease)
Amarelo: Negativo (ausência de urease)
Meio Ágar LIA
Demostrou resultado positivo à proporção que a coloração roxa foi observada; tal fato atesta a descarboxilação da lisina no meio de cultura. As colorações possíveis para este teste bioquímico em concordância com os processos realizados são:
Amarelo: Fermentação da glicose
Preto: Produção de H2S
Roxa: Descarboxilação da lisina
Meio Ágar TSI
Este meio é utilizado para a diferenciação de microrganismos gram-negativos a partir da fermentação e produção de gás dos carboidratos. Ao realizar este teste no laboratório, foi obtido resultados negativos uma vez que não se pode observar nenhuma mudança que caracteriza as seguintes informações:
Cor amarela: glicose
Cor amarela na parte superior: sacarose ou lactose
Cor preta: H2S
Meio SIM
Este meio é responsável por certificar a produção de H2S, a motilidade e a degradação de triptofano produzindo, consequentemente, indol. Através dos três resultados- coloração preta, anel de cor amarela na superfície do meio e as bactérias espalhadas pelo meio de cultura - obtidos separadamente, isto é, cada um em um dos três tubos de ensaio diferentes contendo o meio SIM, foi possível constatar, respectivamente, a produção de H2S, a presença de motilidade e a ausência de indol. Os possíveis resultados para este teste bioquímico são:
Coloração Preta: Produção de H2S
Anel vermelho na superfície do meio: Indol positivo
Anel amarelo na superfície do meio: Indol negativo
Bactérias espalhadas pelo meio de cultura: Motilidade
Meio Citrato
O resultado obtido foi positivo à medida que a coloração observada foi azul; sendo assim, certifica-se sobre a utilização do citrato presente no meio. As possíveis colorações e, consequentemente, resultados para esse teste são:
Verde: Negativo (não há utilização de citrato)
Azul: Positivo (utiliza-se citrato)
Meio VM
Através deste teste é possível determinar a capacidade do microrganismo de oxidar a glicose com produção e estabilização de altas concentrações de produtos finais ácido. Na atividade experimental, foi observada a coloração amarela, que demonstra resultado negativo para a fermentação de glicose e produção de ácidos fortes. Tal meio de cultura pode apresentar as seguintes colorações de acordo com o resultado dos testes:
Vermelho: Positivo
Amarelo: Negativo
Meio SAC
Ao realizar este teste na atividade experimental, pode-se observar que a obtenção da fermentação/ oxidação da sacarose por meio de mudanças em sua coloração.
Meio LAC
Através deste teste se pode constatar que não houve a oxidação ou fermentação da lactose, uma vez que não foi observado mudanças que identificam a ocorrência de tais eventos.
Finalmente, através da análise de todos os tubos de ensaio e a verificação das características de cada espécie de bactéria, determinada em uma tabela específica presente no laboratório de microbiologia, foi possível constatar que a bactéria manuseada era a Serratia marcescens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário