quarta-feira, 26 de abril de 2017

Infecções alimentares de origem bacteriana


  Entende-se por infecção alimentar a doença produzida por bactérias capazes de crescerem no interior do trato gastrointestinal e de onde são capazes de invadir os tecidos ou os fluídos orgânicos do hospedeiro, ou de produzir toxinas (enterotoxinas). As infecções manifestam-se pela invasão das mucosas ou pela produção de enterotoxinas (toxinas que atuam no intestino), de cuja interação se criam condições patológicas que resultam em doença. Alguns exemplos de espécies bacterianas envolvidas neste mecanismo são:
- Escherichia: os principais e mais frequentes sintomas caracterizam-se pelo aparecimento de diarreias, febre e náuseas que, normalmente, aparecem 6 a 36 horas após a ingestão do alimento contaminado.
- Salmonella : os sintomas mais frequentes caracterizam-se pelo aparecimento de diarreias, dores abdominais, febre e vómitos. Estes sintomas aparecem, normalmente, entre 12 a 36 horas após ingestão dos alimentos contaminados.
- Shigella : os principais sintomas caracterizam-se pelo aparecimento de diarreias, fezes sanguinolentas e com pus. Estes sintomas aparecem, normalmente, entre 1 a 3 dias após a ingestão de alimentos contaminados.
  - Tratamento
  O tratamento para intoxicação alimentar consiste primeiro na reidratação do paciente com sucos de fruta, por exemplo e depois é necessário repousar e fazer uma dieta que facilite a digestão. Porém se 2 a 3 dias após o início do tratamento os sintomas da intoxicação alimentar piorem ou não passem, é necessário consultar o médico. pois pode ser necessário tomar antibiótico ou mesmo fazer um internamento hospitalar para uma lavagem estomacal ou intestinal.
Grupo: Equipe Rocket.

Nenhum comentário:

Postar um comentário