quarta-feira, 7 de setembro de 2016


Classificação dos seres vivos

 Desde a antiguidade, o ser humano sente a necessidade de classificar, de organizar o mundo em que se vive. A classificação dos seres vivos começou muito antes dos homens saberem que seres microscópios existiam, antes de chegarem as profundezas do oceano. Então veja a seguir algumas formas de organização dos seres vivos e sua evolução.

Aristóteles
A primeira fase de classificação dos seres vivos começou com o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), nesta época os naturalistas tinham ao seu dispor apenas seres vivos que poderiam ser vistos a olho nu, pois não havia o conhecimento do microscópio, tendo apenas o universo dos seres macroscópico conhecido. Aristóteles reconheceu os seres vivos por dois grandes grupos: das plantas, que não são dotados de movimento, e os animais, que se movimentam. A partir desses foi criado subgrupos que levavam em consideração o ambiente em que viviam, caracterizados como aéreos, aquáticos, e terrestres. Aristóteles, contudo aprofundou seus estudo no grupo dos animais, descrevendo cerca de 500 tipos diferentes que chamou de espécies e agrupou em categorias como aves e mamíferos, sendo o primeiro a dividir os animais em vertebrados e invertebrados. A classificação mais profunda do grupo plantas ficou por conta do discípulo de Aristóteles.

Carl Linnaeus
Lineu, como é mais conhecido, usou como critério para classificação dos seres características estruturais e anatômicas. A partir dessas divisões, ele criou um sistema hierárquico, onde dentro de cada classificação há uma mais especifica, e assim, organizou melhor a divisão de Aristóteles. No topo da hierarquia está o reino. Dentro do reino, há filos. Dentro dos filos, há classes, então ordem, família, gênero e espécie. Com essa forma de organização veio junto a forma de nomear as espécies que é utilizada até hoje, a nomenclatura binomial. Apesar de ter criado uma organização em hierarquia, Lineu não tinha em mente a evolução das espécies, pois era criacionista e acreditava que o número de espécies é o mesmo desde a criação divina, e que seria o mesmo para sempre.

ANTROPOLOGIA. A classificação dos seres vivos - lineu e o sistema da natureza. Disponível em: <http://antropologiaced4guara.blogspot.com.br/2015/02/a-classificacao-dos-seres-vivos-lineu-e.html>. Acesso em: 06 set. 2016.


Ernst Haeckel
Até a classificação de Lineu, só existiam dois reinos: Animal e Vegetal. Então Haeckel sugeriu a implementação de mais dois reinos, o Monera e o Protista. Além da sua contribuição para a taxonomia, Haeckel também era defensor de Darwin e era adepto da ideia de que o desenvolvimento embrionário é um marco na evolução. Sendo assim, criou uma teoria chamada “Lei da Biogenética”, onde dizia que todos os seres existentes vieram de um ancestral comum, e “comprovava” isso por meio das similaridades embrionárias que ele próprio desenhava. Porém essa lei não era totalmente honesta, e apesar de muito popular, caiu por terra.
WIKIMEDIA COMMONS. Kunstformen der natur. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/kunstformen_der_natur>. Acesso em: 07 set. 2016.

Robert Harding Whittaker

Whittaker propôs em 1969 uma nova classificação dos organismos, em cinco reinos, que é a classificação atualmente adotada. Esses reinos, são classificados basicamente a partir de sua organização celular e da forma como obtém alimento.
  • ·         Reino animalia: possui seres vivos heterótrofos, pluricelulares e eucariontes
  • ·         Reino plantae: possui seres vivos autótrofos, pluricelulares e eucariontes.
  • ·         Reino fungi: possui seres vivos pluricelulares, heterótrofos e eucarióticas.
  • ·         Reino protista: possui seres vivos unicelulares e pluricelulares, heterotróficos e autotróficos e eucariontes.
  • ·         Reino monera: possui seres vivos unicelulares, procariotas e autotróficos.


Carl Woese
Carl Woese propôs uma visão mais detalhista sobre os seres vivos. Comparando sequencias de RNA ribossômico de organismos distintos, Woese pôde chegar à conclusão de que poderia aplicar um olhar evolutivo. Concluiu que seres procariotos não tinham uma coerência de acordo do ponto de vista evolutivo, e por conta disso resolveu dividir procariontes em dois subgrupos: Archaea e Bactéria. Criou-se então a arvore filogenética da vida, um diagrama que representa a evolução das espécies, onde foi dividida em três domínios: Eucarya (eucariotos), Archea e Bacteria (ambos procariotos). Para Woese o domínio Bactéria seria a raiz de tudo, logo, seus grupos posteriores seriam Archaea e Eucarya. Isso nos leva a reflexão de que tudo o que há veio das bactérias e por um processo evolutivo se ramificou em outros domínios. Apesar de parecer simples, Woese sempre pensou que poderiam haver outros organismos que poderiam disputar as raízes da arvore da vida com o domínio bactéria. Podemos evidenciar que Woese foi o grande mentor do domínio Archaea, pois até então a arvore da vida era dividida em procariontes e eucariontes. Woese confirmou que existem organismos procariontes, mas que eles não são absolutamente iguais. Archaeas são organismos que vivem em ambientes extremos e bactérias podem ser encontradas em quase todos os ambientes. Essa maneira de viver mostra que sua genética é diferente, podendo ser classificadas como organismos diferentes. Deixemos claro que o foco de Woese foi os procariontes, deixando um pouco de lado os eucariontes.

TRABALHOS ESCOLARES. Arvore filogenética. Disponível em: <http://www.trabalhosescolares.net/arvore-filogenetica/>. Acesso em: 07 set. 2016.

Bibliografia
ANTROPOLOGIA. A classificação dos seres vivos - lineu e o sistema da natureza. Disponível em: <http://antropologiaced4guara.blogspot.com.br/2015/02/a-classificacao-dos-seres-vivos-lineu-e.html>. Acesso em: 06 set. 2016.
ENTENDENDO A EVOLUÇAO. Evolução e desenvolvimento primitivos: ernst haeckel. Disponível em: <http://www.ib.usp.br/evosite/history/early_evodevo2.shtml>. Acesso em: 06 set. 2016.
TODA MATERIA. Classificação dos seres vivos. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/classificacao-dos-seres-vivos/>. Acesso em: 06 set. 2016.
WIKIPEDIA. Taxonomia de lineu. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Taxonomia_de_Lineu>. Acesso em: 06 set. 2016.
EBAH. Classificação dos seres vivos. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/abaaabbm8al/classificacao-dos-seres-vivos>. Acesso em: 05 set. 2016.

WIKIPEDIA. Robert Whittaker. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Robert_Whittaker>. Acesso em: 07 set. 2016.

6 comentários:

  1. Achei sua postagem muito boa,com os textos muito bem explicados.Os esquemas foram de muita importância pois facilitam no entendimento do que está sendo abordado.Os vocábulos utilizados foram de fácil compreensão.
    (Grupo Fenolftaleina)

    ResponderExcluir
  2. Bom trabalho, texto de fácil compreensão, leitura leve e boa abordagem das propostas de cada pensador. Parabéns ao grupo.
    Grupo Bacillus

    ResponderExcluir
  3. O texto apresentado teve êxito, pois conseguiram passar as informações para os leitores, apresentando as sínteses das definições, divisões e autores da classificação dos seres vivos, a Taxonomia.

    ResponderExcluir
  4. Achei o texto muito bom, bem explicado, organizado e com uma linguagem muito boa, de fácil compreensão. O conteúdo foi apresentado muito bem.

    ResponderExcluir